quinta-feira, 26 de junho de 2008

Resultado da pesquisa de opinião

No post retrasado comentei sobre o formulário de avaliação de desempenho entregue a clientes do restaurante japonês, como ferramenta de medição do desempenho da qualidade dos serviços dos garçons.

Houve uma decepção no total de amostras, registrado em 115 fichas preenchidas durante 1 mês, o que deixa o resultado um tanto duvidoso, mas no caminho motivador:

Sobre o atendimento (total de 8 garçons):

  • 0,08% achou ineficiente
  • 46% considerou eficiente
  • 53% considerou excepcional

Sendo a maioria do público dividida em:

  • 32% entre 26 e 35 anos
  • 30% entre 36 e 45 anos

E com 82% do público residente em Santos.

Para corrigir o número de amostras, tentando apanhar mais clientes, optou-se por entregar a pequena ficha na entrada ou ao cliente sentar-se. Ante a entrega juntamente com a conta.

Agora estamos aguardando o resultado desse mês, em busca de respostas e avaliçãoes em maior escala.

2 comentários:

  1. Olá
    Sou Consultor da Restaure Consultoria uma empresa que atua na gestão de negocios para Hoteis e Restaurantes.
    A pesquisa de opinão relatada neste bloger, acredito que não pode ser cinsiderada uma pesquisa com dados capaz de identificar a verdadeira opinião dos clientes.
    Pesquisas em formulario muitas vezes não diagnosticamos a verdadeira satisfação e opinião dos clientes.
    As opiniões ou sugestões devem estar sendo avaliado por um sistema mais integrado onde possa monitorar a verdadeira satisfação do cliente.
    Estes graficos apresentados e muitas vezes usados por restaurantes, hoteis, lojas e bares indicando em percentuais os Bom. otimo. Regular. Ruim. na realidade não representa o verdadeiro sentimento do cliente.
    Se considerar que 60% das pessoas assinalam que seu ambiente é otimo...que 57% da comida é bom etc. Não nos mostra em momento algum suas necessidades, expectativas, e vai uma pergunta o que representa exatamente estes percentuais para o mercado.

    Ivanclides Lima
    www.restaureconsultoria.com.br

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  2. Ivanclides, realmente uma pesquisa de opinião não reflete a realidade das necessidades dos clientes, mas pode ter como objetivo validar os processos já implementados, como no caso dessa pesquisa.

    Acredito que uma pesquisa de identificação de expectativas deve ser bem mais abrangente, envolvendo concorrentes e acompanhamento, até, de alguns clientes-chave. Também entendo que uma pesquisa de opinião de expectativa deve ser apenas uma das ferramentas de identificação, compondo a análise uma avaliação dos resultados financeiros, operacionais e, essencialmente, do contato com funcionários e clientes.

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