terça-feira, 11 de setembro de 2007

Marketing de relacionamento

Um dos conceitos mais interessante até o momento é o marketing de relacionamentos para o serviço de restaurantes. Acho que esse pode ser realmente um serviço de baixo custo, alta visibilidade e de altíssimo prestígio aos clientes que o restaurante deseja gravar sua diferenciação.

O marketing de relacionamento traz o cliente para dentro do negócio a fim de ouví-lo e, definitivamente, captar suas sugestões e possíveis oportunidade de negócio não antes imaginadas. Vejo que para qualquer ação nesse sentido, o restaurante estará ganhando. Mas o que se pode fazer?

Pensei que nada seria melhor que convidar clientes para um encontro onde pudessem comentar sinceramente as deficiências do restaurante e suas vantagens. Um evento gratuito, com comes e bebes à vontade, justamente para liberar as mais diversas opiniões. Achei também que esse evento poderia evoluir para um encontro de discussão de melhorias profissionais e, então, ampliar o foco para um encontro com clientes e fornecedores; até mesmo concorrentes. Mas aí seria quase um seminário, não?

Pois bem, dizem que o marketing tradicional custa cinco vezes mais que um marketing relacional e, portanto, vejo sua aplicação como uma grande vantagem competitiva. Talvez fosse interessante englobar algum aspecto relacionado ao contexto do restaurante a algum evento ou situação sazonal, como uma comemoração temática da cidade. Ou mesmo fluir aquela idéia de universidade corporativa comentada no outro post.

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